Quando devo procurar um médico especialista de coluna?
As dores na coluna não são incomuns e podem acometer pessoas nas mais diferentes idades, pelos mais diversos motivos. Mas, você sabe em quais casos deve procurar um médico especialista em coluna para realizar um tratamento adequado e manter sua qualidade de vida e bem-estar? Vale ressaltar que, a qualquer momento você pode buscar atendimento no Ortocentro Brusque, com os melhores profissionais da área para te atender e cuidar da sua saúde.
Pensando em esclarecer para você o melhor momento para procurar ajuda profissional, separamos esse artigo com informações pertinentes sobre o tema. Boa leitura!
Quando procurar um médico especialista em coluna?
Muitas vezes as dores na coluna acontecem por movimentos realizados ou excesso de peso que pegamos. Mas, quando ela está associada a algum outro sintoma ou persiste por muito tempo, é um sinal de alerta para procurar um médico especialista em coluna. Veja os principais casos.
Trauma
Um dos principais momentos em que se faz necessário a procura por um médico, é quando ocorrem traumas, seja quedas ou acidentes. O mais indicado é procurar atendimento hospitalar no momento do trauma, para que seja identificado algum dano mais severo e realizado o tratamento adequado.
Perda de força e dormência ou formigamento
Seja nos membros inferiores ou superiores, a dormência, formigamento e perda de força é sinal de alerta. Por isso, é importante buscar atendimento médico quando o sintoma for identificado. Esses três fatores podem indicar algo mais severo e podem até mesmo levar a danos permanentes.
Dor contínua
Em 90% dos casos, as dores na coluna melhoram em até 4 semanas. Quando o incômodo é contínuo e dura mais do que esse tempo é preciso identificar sua origem e realizar um tratamento adequado, evitando que o sintoma se torne crônico.
Febre e perda considerável de peso
Esses dois sintomas estão associados a possíveis infecções ou tumores e, por isso, a causa da dor na coluna precisa ser identificada e tratada o quanto antes, para evitar maiores complicações e sequelas para o paciente.
Perda de funções intestinais ou da bexiga
Quando a dor nas costas está acompanhada da perda de uma dessas funções, ou ambas, ela pode ser associada à Síndrome da Cauda Equina, uma condição rara e séria, que precisa de tratamento imediato, sendo fundamental a procura por um médico especialista em coluna.
Antecedente de outras enfermidades e idade avançada
Quando o paciente possui histórico de outras doenças, como câncer, osteoporose, sistema imunológico suprimido ou ainda faz o uso crônico de corticoides é importante buscar a ajuda de um profissional caso as dores nas costas sejam frequentes. E a indicação é a mesma para pessoas acima de 70 anos, uma vez que a idade avançada aumenta o risco de fraturas, tumores e infecções.
Qual é o médico especialista em coluna?
Agora que você já sabe quando procurar um médico especialista em coluna, chegou a hora de descobrir qual é esse profissional. Afinal, descobrir a causa das dores pode ser facilmente identificada quando procuramos pelo profissional adequado.
São quatro os profissionais indicados para tratamento de dores na coluna: o ortopedista, o reumatologista, o neurocirurgião e fisiatra intervencionista. Todos eles são capacitados para identificar e tratar as dores na região, mas cada um tem um foco específico nessas origens.
- Médico ortopedista: é especializado na realização e identificação de danos no sistema músculo-esquelético;
- Médico reumatologista: especialista no tratamento de doenças inflamatórias que podem acometer a região da coluna;
- Neurocirurgião: realiza cuidados que abrangem a coluna e o sistema nervoso e a região cerebral;
- Fisiatra Intervencionista: seu foco é nos procedimentos minimamente invasivos.
Se você se identificou em alguma das situações em que se faz necessária a busca por um médico especialista em coluna, agende hoje mesmo sua consulta no Ortocentro Brusque e siga nossas redes sociais para ficar sempre bem informado.