Os 5 melhores exercícios para a osteoporose!


Os 5 melhores exercícios para a osteoporose!
Para quem tem osteoporose, esses exercícios ainda ajudam a prevenir deformidades e fraturas, além de contribuir com uma melhora na qualidade de vida das pessoas.

A osteoporose é uma condição que afeta os ossos, deixando-os mais propensos a fraturas. Normalmente, ela surge com o passar dos anos, quando o organismo já possui deficiência de nutrientes e não tem a mesma regeneração da juventude.

Hoje existem alguns exercícios que contribuem para aumentar a força dos músculos e ossos, ajudando a melhorar a força de ambos. Para quem tem osteoporose, esses exercícios ainda ajudam a prevenir deformidades e fraturas, além de contribuir com uma melhora na qualidade de vida das pessoas. 

 

Quais são os exercícios para osteoporose?

Dança

Dançar faz bem para a mente e para o corpo. Afinal, a música tem a capacidade de nos deixar mais animados e dispostos. Além disso, a dança é um ótimo exercício para a osteoporose pois tem baixo impacto e pode ser realizada em qualquer etapa da vida.

A dança ajuda na prevenção da osteoporose e melhora a qualidade de vida de quem já possui a doença. Outra vantagem de se praticar a dança é que ela ajuda a prorrogar a perda de minerais nos ossos e melhora a circulação sanguínea, contribuindo também para a capacidade cardiorrespiratória.

 

Subir escadas

Subir escadas pode parecer uma atividade rotineira, e para muitos realmente é. Pessoas que moram em apartamentos, sobrados ou trabalham em ambientes que necessitam de subir e descer escadas podem ser beneficiadas com esse tipo de exercício para osteoporose no dia a dia.

O ato de subir e descer escadas pode ser benéfico para quem tem osteoporose por estimular a produção de massa óssea. Mas é preciso cuidado, nem todas as pessoas podem realizar essa atividade, uma vez que o impacto causado no joelho e pé é maior e pode afetar de maneira negativa.

 

Musculação

Opção de atividade física para todas as idades, a musculação pode ser utilizada como exercício para osteoporose. Isso porque a atividade tenciona músculos e ossos, o que contribui para o aumento da densidade e fortalecimento dos ossos. Outra vantagem da musculação é sua contribuição para a formação de ossos fortes e saudáveis.

Mas atenção, em qualquer idade e situação a musculação precisa ser feita com um profissional adequado e capacitado, para que indique os melhores movimentos e controle o peso utilizado em cada exercício. Além disso, existem algumas comorbidades que podem se agravar com a prática da musculação, antes de iniciar a prática consulte seu médico.

 

Caminhada

A caminhada é uma atividade realizada por milhares de pessoas e pelos mais diversos motivos, seja para perder peso ou começar uma vida mais ativa, ela é uma das principais atividades físicas realizadas, afinal seu custo é zero e não precisa ser acompanhada de um profissional adequado.

O baixo impacto causado pela caminhada faz com que ela seja um excelente exercício para evitar a osteoporose, uma vez que, além de apresentar poucos riscos, ela contribui para o aumento da densidade óssea, fortalece os ossos e diminui os riscos de fraturas.

A caminhada também contribui para o equilíbrio e coordenação motora, o que afeta diretamente os riscos de quedas. Essa atividade pode ser realizada diariamente, por cerca de 30 minutos. 

 

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade realizada na água, sendo um ótimo exercício para evitar ou tratar a osteoporose. Afinal ela tem a capacidade de ajudar no fortalecimento ósseo.

Uma atividade de baixo impacto, a hidroginástica contribui ainda com o condicionamento físico, alívio de estresse e é indicada para todas as idades, sem apresentar contra indicações.


Não espere para cuidar de você, pratique atividades físicas regulares e lembre-se que os exercícios para osteoporose podem ser feitos de maneira preventiva. A Ortocentro Brusque tem uma equipe capacitada esperando por você, agende sua consulta ou entre em contato com nossa equipe para mais informações.