Hérnia de disco tem cura? Conheça os sintomas, as causas e formas de prevenir


Hérnia de disco tem cura? Conheça os sintomas, as causas e formas de prevenir
Será que a hérnia de disco tem cura? Confira este artigo que preparamos para você e, se algum dos sintomas apresentados forem percebidos por você, agende uma consulta com um de nossos especialistas.

A coluna vertebral é muito importante para a vitalidade e sustentação do corpo humano. 
Sua estrutura é composta por vértebras que têm a função de conduzir e proteger a medula espinhal. Essas vértebras dividem-se em cervicais, torácicas e lombares. Entre uma vértebra e outra, encontram-se os discos intervertebrais, que são estruturas gelatinosas, constituídas por um núcleo pulposo e um tecido cartilaginoso que tem por atribuição evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer os impactos provocados.

Com o passar do tempo, devido aos inúmeros esforços repetitivos, os discos intervertebrais tendem a se desgastar, ocasionando lesões e formação de hérnias de disco, que afetam diretamente a qualidade de vida. 

Será que a hérnia de disco tem cura? Confira este artigo que preparamos para você e, se algum dos sintomas apresentados forem percebidos por você, agende uma consulta com um de nossos especialistas. Quanto mais cedo for tratado, mais rápido você retornará à normalidade.
 

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco é uma lesão ocasionada com mais frequência na região da lombar, caracterizada pelo vazamento de um pedaço do disco que sai da sua posição original e comprime as raízes nervosas, ocasionando dor, dormência ou fraqueza em um braço ou perna. Algumas pessoas não experimentam os sintomas de hérnia de disco.

É mais comum que a hérnia de disco lombar ocorra no disco localizado entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

A hérnia de disco pode ser considerada uma situação transitória porque, na maioria dos casos, as hérnias podem ser reabsorvidas ou tratadas de forma conservadora.

Tipos de hérnia de disco

A hérnia de disco é dividida em três tipos, considerando a forma do material deslocado. São eles:

Protrusa - ocorre quando a base do disco possui diâmetro maior do que o material deslocado, são tipos de hérnias menores e contidas por parte do ânulo fibroso do disco. Na maioria desses casos, geralmente, o ânulo fibroso (capa do disco) mantém-se íntegro.
Extrusa - ocorre quando a lesão afeta completamente o ânulo, onde a base é mais estreita do que os demais diâmetros. Aqui, há um rompimento de todas as camadas do ânulo fibroso.
Sequestrada e migrada - ocorre o alongamento do fragmento herniado pelo canal medular, ocasionando a separação completa do material discal, podendo migrar superiormente ou inferiormente.

Quais são as causas da hérnia de disco?

O envelhecimento é uma das causas para o surgimento das hérnias de disco. Isso provoca o enfraquecimento e o rompimento da camada externa do disco, fazendo com que haja o vazamento do conteúdo. Além dessa, existem outros fatores que contribuem para que haja esta lesão, são eles:

Genética;
Traumas;
Fumo;
Obesidade;
Sedentarismo;
Atividade laboral envolvendo rotação do tronco frequentemente;
Posição de ficar em pé ou sentado por muito tempo;
Atividade laboral como motorista.

Sintomas da hérnia de disco

A hérnia de disco pode passar despercebida por uma pessoa que pode não apresentar os sintomas decorrentes desta doença, são os assintomáticos.

Os principais sintomas da hérnia de disco são:

Dor que desce pela perna, normalmente no trajeto do nervo comprimido pela hérnia;
Parastresia - famoso formigamento;
Dormência;
Perda de força muscular.

Então, hérnia de disco tem cura?

A resposta para esta pergunta é SIM! Hérnia de disco tem cura, mas para isso é preciso que se faça exames específicos para que se tenha um diagnóstico mais preciso sobre o tipo de hérnia desenvolvida e qual tratamento é mais apropriado para combater a lesão.

O médico especialista pode solicitar exames como:

Exame físico - avalia sensibilidade e reflexos;
Exames de imagem - tomografia e ressonância nuclear magnética;
Exame eletrofisiológicos - eletroneuromiografia é um exame utilizado na avaliação dos componentes sensoriais e motores dos nervos e dos músculos.

Tratamento para hérnia de disco

Os tratamentos para o alívio dos sintomas de hérnia de disco variam de acordo com a gravidade de cada caso. 

A primeira recomendação é consultar um médico para uma avaliação correta, geralmente existe uma indicação inicial de repouso por curto período e a utilização de medicamentos analgésicos, seguido por fisioterapia. Casos mais específicos, requerem um tratamento mais específico com a administração de injeções de esteroides que bloqueiam a dor, radiofrequência pulsada ou cirurgia.

A cirurgia é uma recomendação a ser considerada caso seja grave a situação do paciente. São três os tipos de cirurgia que podem ser utilizadas para devolver a qualidade de vida para o paciente, são elas:  discectomia clássica, microdiscectomia e discectomia vídeo endoscópica.

Qualquer tipo de doença afeta diretamente a nossa qualidade de vida. É importante que ao perceber os primeiros sintomas, procure um especialista para que possa ser diagnosticado qual é o problema e as medidas que deverão ser tomadas para solucioná-lo. O blog da Ortocentro tem muitos artigos sobre problemas que envolvem a coluna vertebral, vale a pena conferir.

A Clínica Ortocentro conta com uma equipe de excelentes profissionais prontos para te ajudar a solucionar o teu problema de saúde. Agende já uma consulta aqui e garanta mais qualidade de vida.