Fascite plantar: entenda a causa da dor na sola do pé


Fascite plantar: entenda a causa da dor na sola do pé

 

Você costuma sentir dor no calcanhar (ou no famoso garrão)? Saiba que você pode ter desenvolvido a condição chamada fascite plantar, uma inflamação ou degeneração da fáscia plantar - tecido fibroso que liga os dedos do pé ao calcanhar e que dá sustentação ao arco do pé.

Quer saber mais sobre fascite plantar: causas, sintomas, diagnóstico e tratamentos? Continue a leitura deste conteúdo que a Ortocentro preparou para você.

 

O que é fascite plantar?

O pé é uma parte do corpo extremamente importante para a locomoção do ser humano, além de ser responsável pela sustentação do peso do corpo. 

A estrutura anatômica do pé compreende ossos, músculos, nervos e articulações que permitem a funcionalidade do membro. Ainda dentro da estrutura do pé, existe um tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, chamado fáscia plantar.

Quando esse tecido sofre pequenas rupturas ou inflama, dá origem a condição que chamamos de fasciite (fascite) plantar. 

Os danos causados na fáscia plantar são ocasionados devido a vários fatores que vamos ver no próximo tópico.

 

O que causa fascite plantar?

Os danos na fáscia plantar são ocasionados devido ao excesso de cargas e esforços repetitivos na realização de atividades de alto impacto. Contudo, outros fatores podem causar a fascite plantar, tais como:

- Obesidade;

- Pés planos e pés cavos;

- Tendão de Aquiles encurtado;

- Prática exaustiva de atividades esportivas, como corridas longas;

- Usar sapatos inadequados para a sola do pé como, por exemplo, solados muito retos.

 

Quais os sintomas da fascite plantar?

homem com dor no pé - fascite palntar

O principal sintoma da fascite plantar é a dor na sola do pé, que pode ser sentida em qualquer ponto da sola do pé, embora seja muito comum as pessoas relatarem dores no calcanhar.

Por causa disso, muitas pessoas costumam confundir fascite plantar com esporão de calcâneo, outra condição que acomete a estrutura do pé e causa muita dor, principalmente no calcanhar. No final deste conteúdo, vamos apresentar as principais diferenças entre fascite plantar e esporão de calcâneo. Acompanhe!

 

Como é feito o diagnóstico da fascite plantar?

O diagnóstico de fascite plantar é feito pelo médico ortopedista, com base no histórico clínico do paciente e, quando for necessário, exames ou meios auxiliares podem ser solicados como por exemplo:

→ Radiografia (RX);

→ Ressonância magnética (RMN);

→ Cintigrafia óssea;

→ Eletromiografia;

Etc.

 

Na presença de dor na sola do pé, procure um médico especialista em ortopedia para que ele possa avaliar e diagnosticar corretamente o seu caso.

 

A fascite plantar tem cura?

Uma dúvida bastante comum sobre fascite plantar é se essa condição tem cura. 

Com a realização dos tratamentos corretos, é possível que a dor suma completamente. Contudo, é preciso que o paciente mantenha uma série de cuidados essenciais para que o problema não retorne. 

 

Quais são os tratamentos da fascite plantar?

jovem alongando o pé dolorido da fascite plantar

 

O tratamento da fascite plantar pode ser bastante longo em alguns casos. Por isso o dividimos em 4 fases, a saber:

 

1ª fase - Analgesia 

A primeira fase do tratamento para fascite plantar consiste em utilizar técnicas fisioterapêuticas, de mudança de hábitos e medicações para dor e inflamação.

 

2ª fase - Mobilização articular

Na segunda fase, é empregada uma terapia manual com mobilizações que trabalha a melhora da mobilidade e restaura o movimento adequado do pé e tornozelo. 

Além disso, quando esse procedimento é associado ao alongamento muscular, promovem a diminuição dos espasmos musculares protetores. Os alongamentos mais utilizados para o tratamento da fascite plantar são aqueles que focam na fáscia plantar e nos músculos da panturrilha.

 

3ª fase - Uso de palmilhas e bandagens

A indicação do tratamento de fascite plantar com bandagem tem como objetivo promover o aumento do arco do pé para melhorar o movimento da articulação e diminuir a sobrecarga da fáscia plantar. 

Outro tratamento para fascite plantar que o médico ortopedista pode indicar é a utilização de órteses ou palmilhas personalizadas para melhorar a área de contato da sola do pé com o calçado e solo, minimizando a sobrecarga em áreas dolorosas específicas.

 

4ª fase - Fortalecimento, Equilíbrio e Correção biomecânica

Do meio para o fim do tratamento da fascite plantar, o ortopedista pode intensificar os exercícios para promover o fortalecimento dos músculos do pé, do joelho e quadril, melhorando assim o equilíbrio e o padrão de movimento. 

Esse tratamento deve ser acompanhado de uma análise da postura estática e dinâmica, com o intuito de ajudar no treinamento funcional e na reabilitação do membro inferior.

 

Qual a diferença entre fascite plantar e esporão de calcâneo?

A fascite plantar é caracterizada por apresentar uma alteração degenerativa naquele tecidos fibroso citado acima que se estende do osso calcâneo aos dedos - fáscia plantar, gerando a dor na sola do pé.

Já no esporão de calcâneo, ocorre um crescimento ósseo (osteófito) próximo da fáscia plantar (por isso a confusão), motivado pela compressão dos músculos flexores do pé.

Preserve o seu bem-estar e tenha mais qualidade de vida. Ao sentir dor na sola do pé, procure imediatamente um médico ortopedista para verificar se não é fascite plantar. A clínica Ortocentro possui um pronto atendimento com especialistas. Conte conosco!