DEDO EM GATILHO - EXISTE ALGUMA SOLUÇÃO?


DEDO EM GATILHO - EXISTE ALGUMA SOLUÇÃO?
Dedo em gatilho causa dor e dificuldade de movimento nos dedos, afetando os tendões. Comum em mulheres, pode estar ligado a condições como diabetes e artrite.

O dedo em gatilho, também conhecido como tenossinovite estenosante, é uma condição que afeta os tendões dos dedos, causando dor e dificuldade de movimento. Embora possa ocorrer em qualquer pessoa, é mais comum em mulheres e pode estar associado a condições como diabetes mellitus, gota, doença renal e artrite reumatóide. No entanto, na maioria dos casos, a causa não é definida.

O que é dedo em gatilho?

O dedo em gatilho é caracterizado por um estreitamento das estruturas que envolvem os tendões dos dedos. Esse estreitamento impede que o tendão deslize suavemente através da bainha, resultando em dor e dificuldade para movimentar o dedo. Nos estágios iniciais, a dor é o principal sintoma e geralmente está localizada na base do dedo afetado. Com a progressão da doença, o dedo pode ficar "engatilhado", ou seja, dobrado, e o paciente precisa fazer força para esticá-lo. Em casos mais graves, pode ocorrer rigidez, limitando significativamente a função da mão.

Sintomas do dedo em gatilho

  • Dor Localizada: Inicialmente, a dor é geralmente localizada na base do dedo.
  • Engatilhamento: À medida que a condição avança, o dedo pode ficar dobrado e o paciente terá dificuldade para esticá-lo.
  • Rigidez: Em casos mais severos, pode haver rigidez que causa grande limitação na função da mão.

Como é feito o tratamento?

O tratamento do dedo no gatilho começa com a avaliação por um especialista em cirurgia da mão. As abordagens principais são o tratamento conservador, que inclui a injeção de medicação anti-inflamatória diretamente no dedo afetado. A imobilização com uma órtese também pode ser recomendada para promover repouso e alívio dos sintomas e o tratamento cirúrgico, em casos onde o tratamento conservador falha. A cirurgia para dedo em gatilho é geralmente realizada com técnicas minimamente invasivas, o que significa menos dor e uma recuperação mais rápida. O procedimento visa liberar o tendão para que ele possa deslizar livremente novamente.

Se você está enfrentando sintomas de dedo em gatilho, a cirurgia da mão em Brusque pode ser a solução que você precisa. Um especialista qualificado pode ajudar a determinar o tratamento mais eficaz para restaurar a função e aliviar a dor. Não deixe que o dedo em gatilho afete sua qualidade de vida. Procure ajuda especializada e explore suas opções de tratamento para recuperar a mobilidade e o conforto das suas mãos.

O dedo em gatilho é uma condição que pode causar grande desconforto e limitar a função da mão. No entanto, com um diagnóstico adequado e o tratamento certo, é possível aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Se você suspeita que pode ter dedo em gatilho, consulte um especialista em cirurgia da mão em Brusque para uma avaliação completa e opções de tratamento.


Na Ortocentro Brusque, temos em nosso corpo clínico o Dr. Henrique, cirurgião ortopedista especializado em cirurgia da mão. Você pode agendar uma consulta clicando no botão abaixo. . Agende sua consulta

fotografia do dr henrique

Dr. Henrique S. de Figueiredo

Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia da Mão e Microcirurgia | Videoartroscopia

CRM 20301 | RQE 14768 | SBOT 15261 | RQE 17785

O Dr. Henrique é graduado em medicina pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e possui especialização em cirurgia da mão e microcirurgia pelo Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em Brusque, ele realiza atendimentos ambulatoriais aqui na Ortocentro. Você pode agendar sua consulta com o Dr. Henrique através do whatsapp (47)98497-3346