O conceito de postura está relacionada à posição adotada pelo conjunto das articulações e a interdependência entre membros e tronco, que permitem o equilíbrio corporal.
Contudo, você sabe como melhorar a postura? Se ainda não sabe, o Ortocentro preparou 5 dicas de postura para você começar a praticar em casa ou no trabalho. Confira!
Mas será que existe postura ideal?
Atualmente os estudos indicam que não existe postura ideal. Existe sim, posicionamento correto do tronco e membros durante atividades específicas tornando tudo mais eficiente. Mas durante o dia a dia a postura é algo muito individual e personalizada como uma digital.
"Mas eu acho minha postura estranha e tenho desejo de melhorar isso o que eu faço?"
Para isso vamos dizer 5 dicas para melhorar sua postura
Dica 1 - Pratique exercícios físicos e faça alongamentos,
Os exercícios físicos são bastante importantes para melhorar a postura, ajudam a fortalecer os músculos que trabalham para sustentar todo o corpo e previne lesões ocasionadas por músculos fracos e moles.
Os alongamentos promovem a amplitude dos movimentos do corpo, contribuindo para o relaxamento adequado dos músculos e o alívio de tensões. Além disso, quando feitos antes dos exercícios físicos, os alongamentos servem como aquecimento, evitando possíveis desconfortos que possam surgir durante os exercícios.
O grande objetivo é reequilibrar as cadeias musculares e sua mobilidade.
Quais exercícios são adequados para melhorar a postura?
- Musculação - trabalha os músculos para ganhar resistência e fortalecer o corpo.
- Yoga e Pilates - atividades de alongamentos que ajudam a corrigir a postura.
- Natação entre outros.
Dica 2 - Cuide do seu peso
A obesidade principalmente a famosa “barriga” muda o centro de gravidade do corpo o levando mãos a frente. Com isso há uma exigência maior do uso da musculatura das costas mudando a postura e propiciando o início da dor.
Dica 3 - Evite se manter muito sentado
Quem trabalha sentado deve encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, evitando cruzar as pernas. De vez em quando procure fazer alongamentos para não ficar com tensão na musculatura. Programe pausas breves para tomar uma água ou ir ao banheiro.
Dica 4 - Se tiver que ficar sentado, preze por qualidade
Cuide da ergonomia, tenha uma cadeira confortável, uma mesa com altura adequada, monitor na linha dos olhos e de frente para o seu tronco. Todas essas dicas aumentam sua durabilidade sentado o que a longo prazo previne problemas associados a dor nas costas e melhora da postura em geral.
Dica 5 - Tenha uma boa noite de sono
Tenha qualidade em relação ao seu sono. Foque 7 a 8 horas ao dia, sem interrupção.
Atente-se à qualidade da cama, firme que não machuque os pontos de pressão como lateral do quadril ou ombros, e tenha a disposição o travesseiro adequado para sua posição favorita de dormir.
Se dormir de lado, é preferível um travesseiro que mantenha a altura da orelha até a lateral do ombro. O uso de travesseiro fino entre as pernas é opcional.
Se dormir de barriga para cima, o ideal é ter um travesseiro fino que ocupe o espaço da parte posterior da cabeça até a parte posterior da cervical e ombros.
Evite dormir de bruços, não é uma posição natural à sua coluna, isso pode ter relação com a dor a longo prazo.