Como saber se você tem Hérnia de Disco?


Como saber se você tem Hérnia de Disco?
A hérnia de disco pode afetar pessoas de várias idades e ocorrer em regiões diferentes da coluna. Acesse aqui para saber quais os tipos, o que uma dor pode significar e quais os tratamentos mais indicados.

As dores nas costas são comuns, pessoas de diferentes idades e áreas de atuação sofrem com esse mal. Mas, elas podem indicar um problema mais sério do que apenas a má-postura, como é o caso da hérnia de disco. Você sabe identificar os sintomas para procurar o tratamento adequado?

Cerca de 25% das pessoas, mesmo sem sintomas, sofrem com a hérnia de disco. Por isso, é importante saber identificar e buscar ajuda de um especialista para o diagnóstico correto e tratamento adequado para sua condição. Entenda mais sobre esse mal que acomete parte da população.

O que é a hérnia de disco?

Antes de mais nada é importante esclarecer o que é a hérnia de disco. Ela ocorre quando um disco que está localizado na coluna se rompe e sai da posição correta. Dessa forma, os nervos da região ficam comprimidos, provocando os sintomas.

No entanto, existem 3 tipos de hérnia de disco, que ocorrem em regiões diferentes da coluna: cervical, torácica e lombar. Isso acontece porque os discos estão localizados em toda a extensão da coluna.

A hérnia cervical ocorre na região superior da coluna, próxima do pescoço. Já a torácica atinge a região central da coluna, o meio das costas. E, por sua vez, a hérnia lombar provoca seus sintomas na parte inferior da coluna, próxima ao quadril.

Cada uma delas apresenta sintomas comuns e outros específicos. Veja a seguir as causas e como saber se você tem hérnia de disco.

Causas e sintomas

Diferentes ações podem provocar a hérnia de disco. Afinal, a coluna é fundamental para o corpo, é ela que permite a locomoção e estabilidade e, sendo assim, pode sofrer impactos por diferentes motivos. Entre as causas mais comuns da hérnia, pode-se destacar:

  • Inclinar e girar o tronco frequentemente;
  • Levantar, puxar e carregar objetos excessivamente pesados;
  • Alguns tipos de esportes.
  • Sedentarismo;
  • Trabalhos em que o corpo recebe constantes vibrações.

Identificada as causas mais comuns que levam à hérnia de disco, é fundamental prevenir seu surgimento. A prática de atividades físicas regulares é indicada para manter a coluna estável e evitar a hérnia.

Mas, para além das causas, é importante também saber identificar os sintomas mais comuns. Dessa forma, é possível buscar o auxílio de um especialista e realizar o tratamento adequado para evitar maiores problemas causados pela hérnia de disco.

O sintoma mais comum é a dor irradiada, seja na região lombar, cervical ou torácica. Nas hérnias cervicais a irradiação acontece nos braços ou nas mãos, na torácica a irradiação ocorre nas costelas, e na lombar a irradiação ocorre nas pernas. Essa dor permanece e piora no repouso ou se estiver na posição sentada.

Ela pode provocar ainda o enfraquecimento e formigamento ou dormência dos membros.

Tratamento para hérnia de disco

Identificando os sintomas, o primeiro passo é buscar ajuda de um especialista. Assim, o tratamento mais adequado para a hérnia de disco será indicado. Ele pode variar de acordo com o grau e local de surgimento das dores e sintomas.

Em alguns casos, a prática de atividades físicas acompanhadas por profissionais pode resolver os sintomas e fortalecer novamente a coluna, evitando uma intervenção mais invasiva.

No entanto, o tratamento mais adequado deverá ser indicado por um profissional adequado e, por essa razão, é fundamental se consultar com um ortopedista qualificado. O agendamento de consulta é o primeiro passo para ter um tratamento adequado para a hérnia de disco.

Em caso de dúvidas, entre em contato para falar com nossa equipe!