8 exercícios para artrose


8 exercícios para artrose
Conheça 8 tipos de exercícios para artrose, que auxiliam no tratamento da doença e contribuem com a melhoria da qualidade de vida. Confira.

 

Os problemas de saúde afetam em demasia o bem-estar do ser humano. Algumas doenças são mais incapacitantes que outras, visto que prejudicam diretamente o desenvolvimento de atividades simples do dia a dia. Uma dessas doenças é a artrose, uma doença degenerativa que ocorre devido ao desgaste da cartilagem das articulações do corpo. Se quiser saber mais sobre a artrose, confira aqui.

Apesar da artrose ser uma doença incurável, os sintomas apresentados podem ser amenizados fazendo uso de medidas que podem ajudar no sucesso do tratamento como perder peso, preferir usar tênis ou sapatos confortáveis. Além dessas medidas preventivas, você pode optar por fazer exercícios, eles contribuem com a melhoria da qualidade de vida. Confira 8 tipos de exercícios para artrose que a Ortocentro selecionou para você.

Boa leitura!

 

1 - Ciclismo

exercício para artrose_ciclismo

A prática de ciclismo é extremamente recomendada para fortalecimento dos músculos (principalmente das pernas, coxas e glúteos). Esse exercício para artrose ajuda a manter a mobilidade do corpo conforme a idade vai chegando, contribui com melhora das funções gerais do corpo, além de ser um exercício relaxante. O ciclismo proporciona a elevação do condicionamento cardiovascular, ajudando a controlar o sobrepeso que é um agravante da osteoartrite.

 

2 - Hidroginástica

A hidroginástica é um tipo de atividade física que combina exercícios aeróbicos com a natação, proporcionando significativa melhora do arco de movimento, fortalecimento muscular, melhora da flexibilidade, melhora das funções do sistema cardiovascular. Esse exercício para artrose é benéfico porque na água você pode exercitar os joelhos sem que os mesmos tenham que suportar o peso corporal. As características físicas da água contribuem para o efeito terapêutico. 

 

3 - Musculação

A musculação é uma forma de exercício para treinar, desenvolver e fortalecer os músculos esqueléticos. Alguns tipos de exercícios praticados na musculação podem ser utilizados para o tratamento da artrose no joelho, contribuindo com o fortalecimento dos músculos da perna, aumentando a densidade óssea e diminuindo a dor. 

Os exercícios para artrose fortalecem os músculos do quadríceps responsáveis por controlar o impacto do pé no chão, o que ajuda a diminuir a degeneração da articulação dos joelhos e diminui a necessidade de cirurgia. Agachamento e extensão de perna são alguns exemplos de exercícios que podem ser recomendados para alguns casos de artrose no joelho.

É importante salientar que qualquer prática de exercício deve ser liberada pelo médico e orientada por um fisioterapeuta ou profissional de educação física, pois assim é possível garantir que os movimentos sejam realizados corretamente, evitando riscos de piora da artrose.

 

4 - Pilates

exercício para artrose _ pilates

Pilates é um método de exercícios que trabalha a conexão entre mente e corpo, de modo a melhorar a consciência corporal e dessa forma promover outros benefícios. Existem diversos exercícios de pilates que ajudam consideravelmente a amenizar os sintomas de artrose no joelho, sua aplicação vai depender do grau da lesão e dos sintomas apresentados pelo indivíduo, a prática deve ser acompanhada por um profissional.

Uma opção de exercício para artrose é a elevação do tronco com os pés apoiados em uma bola. Esse movimento beneficia o fortalecimento dos músculos da perna e os que se localizam ao redor do joelho, garantindo melhorias na qualidade de vida e amenização dos sintomas da artrose.

 

5 - Yoga

Yoga é uma ciência antiga que tem por objetivo unir o corpo, a mente e o espírito, possibilitando uma reconexão com a verdadeira essência. Essa prática de exercício para artrose traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente do indivíduo como alívio da dor, aumento da força, resistência e flexibilidade. Além disso, ainda promove relaxamento, melhora a qualidade do sono, ajuda a reduzir sintomas depressivos e ansiosos que acompanham a dor crônica.

 

6 - Dançaterapia

A dançaterapia é uma técnica que envolve reabilitação com dança. Essa prática une exercícios de cinesioterapia (ramificação da fisioterapia) a passos básicos de todos os ritmos que contribui para a movimentação normal das articulações e alivia a rigidez. O benefício maior desse exercício para artrose é a diversão proporcionada pela prática da dança que deixa de lado o peso do processo de reabilitação.

 

7 - Caminhada

exercício para artrose _ caminhada

A caminhada é um exercício para artrose que não requer custo algum para a sua prática, podendo ser realizada em qualquer lugar, seja ao ar livre ou em uma esteira, qualquer lugar é adequado para uma boa caminhada. O importante é estabelecer uma distância apropriada às condições do indivíduo. 

 

8 - Exercícios para artrose que podem ser realizados em casa

1. Elevação do quadril - esse exercício é realizado deitado. Eleve o quadril lentamente, deixando uma perna flexionada como apoio, enquanto a outra deve ser estendida. Suba e desça o quadril lentamente, realizando uma sequência de 10 elevações para cada perna.

2. Bola entre os joelhos - esse exercício também é realizado deitado. Flexione os joelhos, coloque uma bola entre os joelhos e comece fazendo pressão, apertando a bola por 10 segundos, realizando uma sequência com 10 repetições.

3. Elevação de perna - deitado de lado, estenda uma perna e flexione a outra. A perna estendida deve ser elevada até a linha do quadril. Realize 3 séries com 10 repetições. Não se esqueça de estabelecer um intervalo de no máximo 10 segundos entre as séries. Para evitar uma distensão no pescoço, utilize um apoio de cabeça.

4. Afastamento de pernas - deitado de lado, flexione as duas pernas, eleve a perna de cima lentamente, depois retorne-a à posição inicial.  Durante a realização desse exercício, deve-se evitar movimentar a coluna e apoiar a cabeça. Fazer  3 séries com 10 repetições cada e descanso de até 10

segundos entre séries..

5. Elevação de pernas de costas - deitado de barriga para baixo, deixe as duas pernas estendidas, suba uma perna de cada vez, alternadamente, até a linha do quadril. Fazer 3 séries com 10 repetições cada.

Ortocentro: cuidando da sua saúde

Sabemos o quanto a artrose pode prejudicar a qualidade de vida do portador dessa doença. O desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos provoca dor, rigidez, limitação de movimentos e deformidade das articulações e isso acaba afetando o bem-estar e o desenvolvimento de atividades simples do dia a dia. Apesar da artrose ser uma doença que não tem cura, o diagnóstico e o tratamento precoce podem promover uma melhoria na qualidade de vida do indivíduo.

O tratamento com exercícios para artrose trazem alívio para os sintomas e evitam que a doença se desenvolva rapidamente. Por isso, caso sinta qualquer desconforto, busque ajuda de um especialista para um diagnóstico precoce. A Ortocentro tem uma equipe especializada pronta para te ajudar. Entre em contato conosco e agende a sua consulta.

 

Até a próxima!